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A captação de novos leads é de extrema importância para qualquer negócio que queira sobreviver na internet, e as landing pages ajudam muito nesse quesito.
Mas, para que elas sejam uma ótima maneira de atingir pessoas e trazê-las para dentro do seu funil de vendas, é preciso aprender como usá-las de modo efetivo, o que não é tão simples de se fazer.
Quer aprender como utilizar as landing pages para conseguir captar novos clientes e expandir ainda mais a sua marca? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
O que são landing pages
Caso ainda não saiba o que são, vamos lhe explicar. Landing pages são, literalmente, páginas de destino, onde você quer que o visitante do seu site chegue.
Existem diversos usos diferentes para essas páginas, que podem ir desde vendas diretas até navegação da pessoa dentro do site para que ela descubra, aprenda e deseje uma solução para um determinado problema, e que você venda essa solução.
Tudo dependerá da estratégia e como ela será aplicada. Você pode atrair o público de inúmeras formas, mas é preciso que tenha um funil de vendas bem construído para que consiga fazer suas conversões em vendas.
Por ser um recurso bastante flexível, é possível ver vários designs diferentes para essas páginas, com diferentes fins.
Porém, é preciso ressaltar que a landing page precisa possuir o conteúdo correto para que seja eficaz. Criar boas landing pages não é tão simples, pois há a necessidade de se levar em consideração diversos pontos.
O que não pode faltar em uma landing page de sucesso
Para que sua página de destino possa dar resultados, é preciso conhecer a fundo o que elas precisam ter para serem bem feitas.
Abaixo, você pode conferir tudo o que precisa saber a respeito dos pontos que precisam ser bem executados para que se possa criar uma landing page efetiva. Vamos lá?!
Título e subtítulo
É de extrema importância que o título e o subtítulo sejam feitos de maneira objetiva, simples e autoexplicativo, pois eles são a primeira impressão que uma pessoa terá a respeito do conteúdo que foi para ela.
Preste muita atenção à escrita, que deve estar de acordo com o seu produto ou serviço, além de ser condizente com a linguagem do seu público-alvo.
Você também pode destacar a informação na sua landing page com cores e tamanhos ideais. É importante que título e subtítulo sejam chamativos para que possam prender a atenção do público.
Imagens atrativas
Utilizar de imagens atrativas para ilustrar e dar forma sobre o que está abordando, seja um produto ou serviço, é crucial para uma boa captação por intermédio de páginas como essa.
Portanto, quanto mais a imagem retrata aquilo que está abordando, mais fácil é a conexão do público com a sua solução, aumentando as chances das pessoas permanecerem engajadas no conteúdo proposto.
Assim, suas chances de conversão aumentam, visto que as pessoas já terão alguma ideia do que seu produto promete e faz.
Formulário para captação de informações
O formulário é uma das intenções principais de uma landing page. Afinal, a página não é apenas sobre conversão, mas sim sobre captação de leads.
Certamente você vai precisar dessas informações para tomar novas decisões estratégicas baseadas nos dados mais recentes do seu negócio.
Esse formulário deve ser criado por meio de alguma intenção, como garantir ao visitante um e-book ou algum cupom, por exemplo. Em troca da vantagem oferecida, ele irá preencher os dados para que a sua companhia tenha um possível lead qualificado.
Descrição de ofertas
Ter uma descrição de ofertas simples, mas direta, conta muito como fator de confiança para o visitante, tendo em vista que ele é capaz de entender qual a proposta que está sendo apresentada a ele.
Fale sobre o intuito de sua solução, o que ela faz, como funciona, etc. Seja didático enquanto está apresentando sua mercadoria.
A total compreensão por parte do público facilita que o mesmo entenda que aquilo que a sua marca oferece não é apenas mais um item do mercado, mas sim algo valoroso que vai resolver seus problemas.
Linguagem clara e condizente com o público
A linguagem de suas landing pages deve ser clara e muito objetiva. Isso se deve ao fato de que quanto mais fácil for a compreensão da mensagem por parte do público, melhor eles poderão entender suas dores e como a sua solução resolve seus problemas.
Muitas pessoas que adquirem um produto sequer sabem que possuem um problema e que ele seja trazido à tona.
Lembre-se também de manter o foco, portanto, atinja as necessidades do público-alvo que deseja alcançar.
Senso de urgência
Durante a criação da sua landing page, atente-se a um fator crucial que deve ser implementado: a criação de um senso de urgência.
Isso é uma etapa de extrema importância, caso você deseje fazer captações e conversões. Sem a necessidade de uma urgência, seu lead até pode identificar o problema, mas não compreenderá o porquê ele deve buscar uma solução o quanto antes.
Assim, ele pode deixar a aquisição de uma solução para depois, aumentando suas possibilidades de perder o interesse e colocando-o fora do seu alcance.
Design
É importante que o design de sua página de destino esteja adequado a sua estratégia para captação de clientes em potencial.
Um visual agradável e uma boa distribuição de informações são pontos-chaves para que seja possível captar leads de maneira efetiva.
O modelo da página também precisa se adaptar ao conteúdo dela. De nada adianta possuir um material de qualidade se não consegue apresentá-lo de forma a impressionar e chamar a atenção das pessoas.
Também considere a responsividade do site. Hoje, a grande maioria das pessoas utilizam a internet por celular e tablets. Sendo assim, busque facilitar e tornar intuitiva a navegação por meio desses aparelhos.
Não se esqueça também de deixar alguns espaços em branco em sua landing page para que o leitor possa ter a sensação de “pausa” e possa absorver, de maneira natural, as informações que tem passado a ele.
Lembre-se também que essa é uma página de destino, onde está trabalhando algum ponto para fazer seu cliente viajar por intermédio do funil de vendas. Trabalhe baseado nos seus objetivos para não aglomerar informação demais e sobrecarregar o lead.
Chamada de Ação (Call to Action)
Com tudo isso feito, é preciso utilizar um “gatilho” para que o seu cliente em potencial possa finalmente realizar alguma ação do seu interesse. É nesse momento que entram as Call to Actions.
CTA, ou traduzido como chamada de ação, as CAll to Actions são o elemento necessário para fazer o lead tomar uma ação específica que deseja.
É por meio desse recurso que você indica o caminho para o cliente, como a realização de cadastro, inscrição em newsletter, download de e-books, entre outros.
Mas, para manter a credibilidade, deixe sempre claro para onde a pessoa será redirecionada quando tomar determinada ação.
Infográficos: um elemento de extrema importância
Muitas vezes, o conteúdo que sua empresa deve passar deverá ser bem extenso. Por isso, o Marketing Digital traz diversas técnicas para “amenizar” a sensação de sobrecarga no leitor.
Um desses recursos é o infográfico que, assim como as landing pages, também pode ser usado para diferentes fins. É comum ver páginas de destino com esses elementos presentes, pois são uma maneira de juntar toda a informação de modo simples e direto, evitando o efeito de sobrecarga.
Além disso, como as pessoas não investem muito tempo lendo em mídias digitais, o mais natural é que, se a informação não é clara e objetiva nos primeiros segundos da leitura, a pessoa simplesmente desiste e procura outra coisa para consumir.
Os infográficos também possuem apelo visual, aumentando as chances de retenção da atenção do público, enquanto passam a sua mensagem com clareza.
É claro que, para que esse recurso seja bem utilizado, é preciso que ele seja coerente e tenha um bom desenvolvimento.
Outro ponto necessário a ser ressaltado é que, graças ao seu tamanho menor, eles são fáceis de compartilhar entre os usuários que acessam seu site. Logo, caso alguém queira recomendar seu conteúdo, esses gráficos são a primeira opção a ser redirecionada.
Quanto mais qualidade um deles possuir, maiores serão as chances de seus clientes em potencial o consumirem e passá-lo para novas pessoas. Por isso, eles valem a pena o investimento.
Faça landing pages de sucesso e capte mais leads!
Com tudo o que foi apresentado, você está pronto para criar landing pages de sucesso e conseguir conquistar novos leads, aumentando sua cartela de clientes e permitindo expandir ainda mais o seu negócio.
Porém, para criar um conteúdo relevante para a página, é preciso contar com pessoas com expertise no assunto. A equipe da Inside Digital tem todas as habilidades que precisa para ajudar você nestes e em outros quesitos relacionados a Marketing Digital.
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